PROGETEC




Formação Continuada dia 04 de Abril de 2013.



PROFESSOR DIGITAL

Um blog dedicado ao professor, à inclusão digital e à Internet a serviço da educação.

E agora, Mestre Giz?

 
 
 
 
 
 
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ApagadorHá duas décadas atrás, lá pelo final da década de 80, Mestre Giz reinava na escola e era a última palavra depois do livro didático. Tinha um enorme orgulho, aliás, de conhecer o livro didático, seu mestre, de cabo a rabo. Suas aulas eram impecáveis e se você perdesse uma delas na sexta série A, poderia assistir a mesma aula na sexta série B, pois Mestre Giz tinha uma aula tão “redondinha” que até as piadinhas eram perfeitamente encaixadas no contexto da aula. Absolutamente tudo sem imprevistos e nem improvisos.
Sada de InformáticaComo que por mágica, Mestre Giz deu uma cochilada numa bela e preguiçosa tarde, logo depois do almoço, e viu-se transportado no tempo para uma década adiante, lá pelo final dos anos 90, na virada para 2000. Acordou babado e meio assustado com o que viu: uma sala cheia de computadores, com uma Internet meio capenga e dezenas de cadeados por todos os lugares possíveis. Era a escola tecnológica chegando.
CadeadosMestre Giz logo desconfiou daquela parafernália toda e concordou de imediato com a gestão da escola de que era preciso colocar muitos cadeados nas portas e impedir os mortais comuns de mexerem naquelas coisas, evitando assim quebrá-las. Também concordou que seria preciso muito treinamento, formação e projetos inovadores nos próximos anos para que se pudessem usar aquelas coisas e, acima de tudo, era preciso saber para que se usariam aquelas coisas. Se era para ensinar, ele não precisava, pois já sabia fazer isso.
Surfando na netDias, semanas, meses e anos se passaram e os alunos revoltosos continuavam querendo usar aquelas maquininhas. Mas para quê? Mestre Giz até foi obrigado a fazer um curso sobre como usar um tal de Word e outro Excel, mas já havia esquecido tudo e, além disso, ele não precisava realmente daquilo. Alguns colegas, até mais velhos do que ele, já tinham computadores em sua casa e os usavam, até para “surfar” na Internet, e ele mesmo já havia comprado um para sua filha, mas na escola as coisas eram diferentes porque faltava alguma coisa a mais para poder usar os computadores: faltava ummotivo!
Lan HouseCerta vez um professor metido a diferente levou a classe até a Sala de Informática, mas quebrou a cara porque os computadores estavam muito velhos e desatualizados e a Internet nem funcionava em alguns computadores. Além disso, os alunos usavam as Lan Houses do bairro e dispunham de máquinas muito melhores em suas próprias casas. Mestre Giz não pôde esconder um certo sorriso de satisfação ao ver comprovada a sua tese de que aquelas maquininhas eram mesmo inúteis na escola.
Como o tempo é o grande carrasco das verdades absolutas, um dia aquele professor teimoso, de tanto teimar, conseguiu fazer algo dar certo na Sala de Informática. Não foi nada de muito sofisticado, apenas uma pesquisa rápida na Internet e um texto, digitado naquele tal de Word. Pura perda de tempo, concluiu logo Mestre Giz. A cena se repetiu outras vezes e até mesmo com outros professores, mas a grande pergunta de Mestre Giz continuava sem resposta: e para que EU preciso disso?
Giz e lousaHoje cedo Mestre Giz levantou da cama pelo mesmo lado que sempre levanta, pisou com o pé direito primeiro, como sempre, e tomou seu café com leite e pão com manteiga antes de ir para a escola. Escola que, aliás, parece cada dia pior. Os alunos já não têm mais tanto respeito como antes e nem demonstram muito interesse pelas suas aulas que, à propósito, continuam “redondinhas” como há duas décadas! “Azar o deles”, sentencia Mestre Giz.
Professor ConectadoAlguns colegas professores andam com notebooks ao invés de cadernos, e usam um tal de data-show de vez em quando, ao invés do projetor de slides. Parece que é melhor, mas dá muito trabalho fazer alguma coisa no computador para depois ter que usar o notebook da escola e o data-show e, além disso, não há ninguém na escola para fazer toda essa montagem para os professores. Os professores têm que, eles mesmos, colocarem as imagens no computador e ligar tudo no data-show. Assim fica muito difícil, conclui para si mesmo Mestre Giz, com um certo ar de espanto com aqueles professores que conseguem fazer essas coisas sozinhos e sem cursos ou formações especiais.
Giz e lousa com corNa hora do intervalo, Mestre Giz fez as contas para sua aposentadoria e descobriu que agora falta pouco. Ainda bem, pensou ele, afinal a escola mudou muito e está cada dia mais difícil ensinar. Ele tem pena desses professores mais novos que são obrigados a usarem computadores, Internet, data-show, DVD e outras porcarias para poderem ensinar suas disciplinas. Ele nunca precisou de nada disso. É pena também que os alunos não saibam dar o merecido valor às suas aulas e não entendam que ele já sabe tudo o que os alunos precisam saber. É pena que a juventude ache que pode escolher o que aprender só porque tem uma tal de Internet e que passem tanto tempo nos computadores ao invés de estarem mergulhados nos livros.
Quando estava saindo para o almoço uma aluna lhe perguntou se não podia entregar em um CDROM a pesquisa que ele passou como tarefa, ou mandar por e-mail. É claro que ele respondeu que não. E como esses alunos estão a cada dia mais atrevidos, a garota lhe perguntou com a maior inocência “porque não?”.
CriançasSacando como sempre de sua arma mais poderosa, a razão, Mestre Giz disparou na aluna o mesmo petardo que vem disparando há duas décadas em todos aqueles que lhes questionam o porquê dele simplesmente se negar a usar as novas tecnologias na educação: “Ora, minha cara, eu não preciso de nada disso para lhe ensinar minha matéria”. Mas, desta vez, ao invés do silêncio que costuma receber em resposta,  a garota, atrevida que é, parece que resolveu retrucar com algo que até então Mestre Giz ainda não havia compreendido muito bem: “Eu sei que VOCÊ não precisa, professor, mas EU preciso e PRECISAREI A VIDA TODA. Porque não posso usar então?”.
E agora, Mestre Giz?


(*) Este texto é uma fábula. Ele é totalmente fictício. Mestre Giz, ou professores que acreditam que não precisam usar as novas tecnologias na escola porque são capazes de ensinar sem elas, e que desconhecem a necessidade que os alunos têm de aprender com elas, são personagens inexistentes na vida real. Qualquer semelhança entre os personagens dessa fábula e a realidade cotidiana de uma escola é mero fruto da sua própria imaginação.
(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023):
ANTONIO, José Carlos. E agora, Mestre Giz?, Professor Digital, SBO, 18 set. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/09/18/e-agora-mestre-giz/&gt;. Acesso em: [coloque aqui a data em que você acessou esse artigo, sem o colchetes].












 MARIA MEIRA




HORÁRIOS  DA PROFESSORA GERENCIADORA  DE TECNOLOGIAS E  RECURSOS MIDIÁTICOS


2ª FEIRA


3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

Matutino



Matutino


Matutino


Matutino


Vespertino

Vespertino





Vespertino





Noturno


Noturno


Noturno



MARIA MEIRE – CEL- (8461-9363)
OBSERVAÇÃO: ESTE HORÁRIO PODERÁ SER  FLEXÍVEL, DEPENDENDO DA NECESSIDADE DE CADA TURNO



GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


ESCOLA ESTADUAL ARLINDO DE ANDRADE GOMES     
DIRETOR: PROFESSOR MESTRE MIGUEL GOMES FILHO
DIRETOR ADJUNTO: ALDA DE SOUZA MACHADO
ATRIBUIÇÕES  DO PROFESSOR DA SALA DE TECNOLOGIAS E RECURSOS MIDIÁTIVOS
Art. 14. caberá  ao professor responsável pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos nas unidades escolares:
I – Auxiliar os professores regentes no planejamento  e desenvolvimento das atividades pedagógicas no uso das tecnologias educacionais.
II- ministrar formação continuada aos professores regentes, coordenadores pedagógicos e diretores da  escola no uso das tecnologias educacionais e recursos midiáticos;
III- responsabilizar-se pelo gerenciamento das tecnologias educacionais e recursos midiáticos, juntamente com a direção e coordenação pedagógica da unidade escolar, em conformidade com o Projeto Político-Pedagógico, Referenciais Curriculares da Rede Estadual de Ensino;
IV- apresentar aos professores regentes sugestões do uso das tecnologias e mídias para a melhoria do processo ensino e aprendizagem;
V- participar efetivamente dos cursos de formação continuada oferecidos pela SED;
VI- cumprir a carga horária destinada ao planejamento pedagógico;
VII- encaminhar, mensalmente ao NTE relatórios de atividades pedagógicas e dos trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares;
VIII- manter  atualizados os registros das atividades executadas nas STEs e arquivados em mídias externas de armazenamentos;
IX- zelar pela utilização e preservação da STE, procedendo á conferencia e limpeza periódica dos equipamentos;
X- monitorar para que nenhum equipamento seja retirado da Sala de Tecnologia sem autorização do NTE/COTEC/SUPED/SED;
XI- participar dos eventos de divulgação das experiências de sucesso da unidade escolar;
XII- cumprir o regimento escolar;
XIII- avaliar o seu desempenho no exercício das suas atividades dentro da unidade escolar;
Art. 15. Caberá ao professor regente:
I-                    Planejar, em articulação com o professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos e coordenação pedagógica, as atividades a serem desenvolvidas com uso das tecnologias educacionais e recursos midiáticos;
II-                  Participar dos cursos de formação continuada em tecnologias educacionais e recursos midiáticos oferecidos pela secretaria de estado de educação;
III-                Promover a integração das tecnologias educacionais e utilização dos recursos midiáticos na prática pedagógica, objetivando a efetividade e eficácia do processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo com os alunos  trabalhos e pesquisas que estimulem a construção do conhecimento;
IV-               Responsabilizar-se pelo desenvolvimento das atividades pedagógica realizadas da unidade escolar com os recursos tecnológicos;
V-                 Avaliar a eficácia da utilização pedagógica dos recursos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos;
VI-               Responsabilizar-se  permanentemente pela guarda e manuseio dos equipamentos da STE  e dos recursos midiáticos, quando a sua utilização;
VII-             Zelar pelos equipamentos tecnológicos educacionais e recursos e recursos midiáticos existentes na unidade escolar quando de sua utilização;
VIII-           Garantir o registro das atividades desenvolvidas pelos alunos com a utilização das tecnologias educacionais e recursos midiáticos;
IX-                Fazer constar, no planejamento, as atividades e os projetos que integram e/ou utiliza as tecnologias educacionais e recursos midiáticos;
X-                  Utilizar a STE mediante horário e planejamento, em articulação com a coordenação pedagógica e o professor de tecnologias educacionais;
Art.16. caberá a direção e a coordenação pedagógica da unidade escolar:
I-                    Oferecer a STE condições de funcionamento, disponibilizando o material de consumo necessário ao desenvolvimento das atividades;
II-                  Acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas na STE;
III-                Assegurar que os professores regentes utilizem os recursos tecnológicos e a STE;
IV-               Estimular no âmbito da unidade escolar, o desenvolvimento de projetos, programas e atividades que promovam a integração das tecnologias educacionais e recursos midiáticos;
V-                 Zelar pelo cumprimento da carga horária do professor de tecnologias educacionais e midiáticos;
VI-               Responsabilizar-se pela conservação e manutenção dos equipamentos, mobiliário e materiais da STE;
VII-             Garantir permanentemente a limpeza do espaço físico da STE;
VIII-           Informar ao NTE/COTEC/SUPED/SED qualquer irregularidade relativa ao patrimônio tecnológico da unidade escolar;
IX-                Avaliar o desempenho do professor gerenciador de tecnologias educacionais e recursos midiáticos por meio dos mecanismos utilizados pelo NTE/COTEC/SUPED/SED.

CARGA HORÁRIA DA PROFESSORA  DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-  40 HORAS DISTRIBUÍDAS NOS TURNOS DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
-  MATUTINO/14 TURMAS (03 manhãs)
-  VESPERTINO/10 TURMAS (02 Tardes)
-  NOTURNO/15 TURMAS (03 noites)








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